Website criado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) dedicado aos 30 anos da greve de 1985. No dia 30 de outubro daquele ano, todas as unidades do banco foram fechadas por 24 horas. A paralisação teve adesão de praticamente 100% dos trabalhadores, Brasil afora.

Até então, os empregados da Caixa eram considerados apenas economiários, o que só mudou graças à histórica greve. A mobilização consolidou o movimento organizado da categoria e foi fundamental para duas grandes conquistas: a jornada de seis horas e o direito de ser bancário, com possibilidade de sindicalização.

A paralisação de 30 de outubro de 1985 deixou um legado muito importante para os trabalhadores do banco: a certeza de que os avanços só vêm com luta. Muita coisa melhorou na Caixa ao longo dos anos, mas o cenário ainda está longe do ideal. Quanto mais a categoria e as entidades representativas estiverem unidas e fortes, mais facilmente serão atendidas as reivindicações.

Por tudo isso, a luta não pode parar!